Prezados,
Esta circulando nos meios de comunicação uma noticia de que o eSocial será extinto e que virá um novo sistema para substituí-lo.
Analisando o texto da noticia publicada identificamos alguns trechos, que destacamos abaixo, onde fica muito claro que na verdade haverá sim uma simplificação e ela ocorrerá a partir de Janeiro de 2020.
Até que exista um decreto que extingua TOTALMENTE a obrigatoriedade do envio, nada muda nas nossas obrigações.
"Menos informações
O secretário de Trabalho, Bruno Dalcolmo, destacou que a intenção é cortar as informações exigidas das empresas no eSocial de 900 para cerca de 500 nos próximos meses.
Ele destacou que informações como título de eleitor, número da carteira de identidade e informações de saúde e segurança do trabalho deixarão de ser exigidas.
Entre as informações que serão mantidas está a comunicação de acidentes de trabalho e informações de folha de pagamento,férias, Rais e Caged, por exemplo.
O governo não informou, no entanto, quantas informações devem ser exigidas no novo sistema que entrará em vigor em janeiro de 2020.
Simplificação
O secretário afirmou ainda que até ser extinto, em janeiro de 2020, o eSocial será simplificado. Ao longo dos próximos meses as informações exigidas no sistema serão reduzidas em 40% a 50%.
"Ao longo dos próximos seis mesesvamos manter o sistema com essas inovações. A partir de janeiro de 2020 estaremos apresentando uma nova plataforma", disse."
Esperamos ter contribuído na correta interpretação da noticia.
Equipe RHNydus.net.